Sintegração sobre conceitos Hertzberger
1- Funcionalidade, flexibilidade e polivalência; Forma e usuários: o espaço da forma; Criando espaço, deixando espaço.
O primeiro espaço analisado foi o lugar em frente a laje do 3 andar. O espaço é um corredor que tem a função apenas de transição, uma vez que serve para direcionar alunos e funcionários às salas de destino, impossibilitando a permanência no lugar, já que atrapalharia o fluxo de pessoas. No pequeno intervalo de tempo que ficamos lá, foi possível perceber que há um fluxo moderado de alunos que iam aos banheiros ou beber água na maioria das vezes, uma vez que estava em horário de aula. Além disso, o espaço da forma é vazio de elementos móveis, sendo apenas um corredor com escada e rampa.
2- A estrutura como espinha dorsal generativa: urdidura e trama; Grelha.
O segundo lugar de análise foi o Hall Mom Lagear, que é mais conhecido como entrada secundária da Escola. Lá, o ambiente é bem iluminado devido à porta de entrada ser feita de vidro. É um espaço relativamente pequeno, polivalente, servindo como espaço de transição, uma vez que é uma entrada e conta com uma escada no seu segmento, além de levar ao corredor que dá na entrada principal e ter a entrada para duas salas. Pode também ser um local de permanência, uma vez que os alunos se apropriam do corredor não muito movimentado a todo tempo, mas com certo fluxo de pessoas, para exibir suas obras, isso somado a existência de uma carteira embaixo da escada, que -apesar de não ser ideal-, é outro tipo de apropriação dos alunos que procuram privacidade para fazer estudos rápidos.
3- A rua; O domínio público.
O terceiro lugar de análise foi a hortinha do caminho da escada de metal. Inicialmente, foi possível perceber que a horta em questão tinha a intenção de fazer com que o lugar fosse um espaço de permanência para que as pessoas cultivassem plantas ali e criassem um sentimento de pertencimento, entretanto está abandonada e mal-cuidada. Assim, o espaço serve como transição para outras salas, contando com um terreno irregular e inacessível para PCDs.
4- O espaço público como ambiente construído.
O quarto e último espaço analisado foi o pátio atrás do DA, que conta com uma mesa própria para futmesa e uma parede azul, que foi apropriada pelos alunos da EAD, transformando-se em um grafite colorido feito por eles e que dá vida ao espaço. Pode ser considerado espaço de transição ou permanência.
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